F. Veiros Fotos Net - 17.jpg

Ação Social

Casa de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens

A atividade da Fundação ao longo dos anos desenvolveu-se através da criação de um lar de infância e juventude, jardim-de-infância, uma creche e berçário. Hoje, a Fundação responde às necessidades mais prementes das crianças e jovens que lhe são confiados pela Segurança Social, através de uma Casa de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens, onde são acolhidas 12 raparigas, dos 6 aos 18 anos.

A CAR da Fundação tem por objetivos delinear um Projeto Vida que corresponda às características e necessidades de cada criança/jovem e proporcionar um quotidiano o mais próximo possível da vivência familiar, de forma a permitir o crescimento equilibrado das crianças/jovens acolhidas.

Projetos com Crianças e Jovens da Casa de Acolhimento
Logo Maos Princesa.jpg
Atelier Mãos de Princesa - Escola de Costura

O Atelier Mãos de Princesa surgiu pela identificação da costura como área de conhecimento da equipa educativa da Instituição. Desde 2015 que têm sido dinamizados alguns módulos de artes manuais e costura com as jovens, módulos que deram origem a produtos para venda, nomeadamente: bonecas decorativas; porta-chaves; ímanes decorativos; blocos de cozinha; tendo as receitas revertido a favor das férias de verão das crianças e jovens.

O sucesso desta iniciativa abriu portas para a estrutura do projeto “Atelier Mãos de Princesa”, escola de costura que visa o desenvolvimento pessoal, social e profissional de jovens em risco, ao aperfeiçoar a sua capacidade de trabalho em equipa, estimular a sua criatividade, aumentar a autoestima e desenvolver as suas competências de gestão orçamental e de negócio.

Projeto Pés na Areia – Férias Anuais das Crianças e Jovens

O objetivo pretendido pelo projeto Pés na Areia é uma semana diferente, para que estas crianças e jovens possam disfrutar alguns dias de Férias afastadas da instituição, longe das rotinas habituais. Desde 2014, com a ajuda de amigos solidários, temos conseguido garantir uma semana de praia com diversos entretenimentos.

Esta semana é tema de conversa para o resto do ano, entre elas é mesmo conhecida como, “a melhor semana do ano”. A alegria é enorme, algumas das crianças nunca viveram dias assim, repletos de praia, cinema e descanso. Através da nossa experiência, é percetível que estes dias ajudam as crianças e jovens a “deixar” na instituição os problemas e vivências, que infelizmente foram sujeitas.

Pés_na_Areia.jpg