F. Veiros Fotos Net - 05_editado.jpg

F. Veiros Fotos Net - 13ed.png

Em 1947, nasceu a Fundação A. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o objetivo de “acolher e educar raparigas pobres da região.” Hoje, a Fundação como uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), continua a obedecer aos mesmos princípios que regeram a sua criação, por testamento de D. Maria Francisca de Borges Coutinho de Lencastre, Condessa de Cuba. A Fundação desenvolve a sua atividade a partir da sede em Veiros, Alentejo.

A Fundação, inicialmente instalada no interior do Castelo de Veiros, escolheu como missão o acolhimento de crianças em situação de risco. Ao longo deste caminho desenvolveu-se em diversas fases, desde o apoio de uma congregação religiosa, até à situação atual com uma gestão profissional ao abrigo de acordos com a Segurança Social.

Missão

Acolher e contribuir para a criação de condições e oportunidades, que possibilitem o desenvolvimento pessoal de crianças e jovens em situação de risco ou carência social.

Princípios e Valores

A Fundação, no exercício das suas atividades, tem presente os seguintes valores:

• Valorização do Ser Humano e respeito pela sua dignidade e valores pessoais;

• A cultura da tolerância, o respeito pela diversidade e pela diferença;

• Espírito de Solidariedade Social, valorizando os indivíduos, as famílias e comunidade envolvente;

• Envolvimento e abertura à comunidade em que se insere.

Objetivos

A Fundação tem fins sociais, tendo com objetivos principais: acolher, educar, dar formação profissional e pessoal na área da Infância e Juventude, contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade em que se insere através de atividades sociais, humanitárias, culturais, educativas e formativas ou outras que contribuam para a realização dos seus fins.